INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
PRODUTIVIDADE
Como está a soja no Rio Grande do Sul?
23/12/2024 - 11h12mm
DESENVOLVIMENTO
Soja e milho avançam no Brasil apesar de estiagem
20/12/2024 - 11h12mm
Mais notícias
PROJEÇÃO
Soja: após enchentes, demanda por fertilizantes cresce
13/11/2024 - 08h11min
A semeadura da safra de soja 2024/25 no Brasil avança, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um recorde de produção, estimando 166,28 milhões de toneladas ? crescimento de 12,82% em comparação ao ciclo anterior. Contudo, produtores do Rio Grande do Sul, onde as chuvas intensas e enchentes causaram erosão no solo, enfrentam desafios adicionais para preservar a produtividade.

As enxurradas não apenas arrastaram nutrientes, mas também aumentaram a acidez do solo, exigindo ações corretivas de fertilização para restabelecer a fertilidade. Alex Becker, especialista em solos da empresa catarinense Terraplant, explica que a erosão levou matéria orgânica e nutrientes essenciais, comprometendo a produtividade. ?Após a perda da camada arável e dos nutrientes levados pela água, o produtor precisa reavaliar o perfil de solo e investir na reposição de matéria orgânica, nutrientes e na correção da acidez para garantir o desenvolvimento saudável das plantas,? afirma Becker.

Diante desses desafios, os fertilizantes organominerais surgem como uma solução eficaz. Esses fertilizantes promovem a fixação biológica de nitrogênio, nutriente fundamental para a soja, cuja demanda é até sete vezes maior que a do milho. Becker enfatiza que os organominerais, além de nutrir o solo, melhoram o pH e aumentam a capacidade de troca de cátions, tornando as plantas mais resistentes a estresses como a estiagem.
No noroeste do Rio Grande do Sul, o produtor Vilmar Rohr adota fertilizantes organominerais em culturas diversas, como soja, milho e pastagem, observando bons resultados. ?Com a aplicação do Terraplant na soja, mesmo em anos de estiagem, obtive colheitas com bons pesos e resistência da planta,? conta Rohr. Ele destaca o residual positivo deixado no solo, que beneficia as culturas seguintes.

FONTE: AGROLINK
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua ...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB