INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
EXPECTATIVA
O que esperar do mercado do milho?
25/03/2024 - 07h03mm
MULHERES COTAPEL
Cotapel realiza mais um Conexão Mulheres do Agro
21/03/2024 - 16h03mm
Mais notícias
SUPERSAFRA FRUSTRADA
Perdas nas lavouras e aumento de custos para indústria: as marcas da estiagem no RS
20/01/2020 - 07h01min
Estado voltou a sofrer com falta de chuva após sete safras cheias de grãos

Maiores perdas são registradas no milho, mas há dificuldade em quantificar os prejuízos pela heterogeneidade da chuva.

Depois de sete safras cheias, o Rio Grande do Sul voltou a sofrer com a falta de chuva neste ano. Por enquanto, balanço oficial indica perdas de maior intensidade no milho, com a soja tendo chance de recuperação. A coluna destaca particularidades dessa estiagem.

Grande variação de perdas, conforme cultura e região. Uma das dificuldades geradas pela estiagem é conseguir mapear com precisão como os prejuízos locais se refletirão no todo da safra de verão do Estado.
A distribuição da chuva também ocorre de forma heterogênea. Há produtores que tiveram perdas próximos a outros que estão colhendo bem.
A necessidade de investir em irrigação volta ao debate. Programa de incentivo à produção de milho, que deve ser lançado pelo Estado em fevereiro, terá entre as metas duplicar a área irrigada da cultura.


Há reflexos da falta de chuva que vão além de recuperar a produção. A Associação dos Criadores de Gado Holandês, por exemplo, estima que a repercussão na alimentação do rebanho de leite deve se estender por dois anos.

Outro efeito futuro será o aumento de custos para a indústria de proteína animal em razão da redução da safra de milho. O grão é insumo da ração e precisará vir de outros locais.
Projeção da Secretaria da Agricultura é de retorno da chuva ao Estado em fevereiro, com volumes próximos das médias. A exceção deve ser em áreas da Campanha, perto da fronteira com o Uruguai.
Ainda que a consolidação das perdas só seja conhecida ao término da colheita, a estimativa inicial de nova supersafra não deve ser confirmada.

Fonte: GauchaZh
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB