INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS AVISOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
Mais notícias
SAFRA 2019/2020
Plantio da soja em ritmo lento
14/10/2019 - 16h10min
Falta de chuva gera atrasos

Em algumas regiões produtoras de soja do país o plantio da safra 2019/2020 está atrasado, principalmente em função de questões climáticas. A consultoria AgRural estima que o plantio atingiu 11% da área no Brasil. No mesmo período do ano passado já estavam plantados 20%, o que significa um atraso. Quando se compara a média dos últimos cinco anos a diferença, no entanto, é pequena.


Regiões como Sul de São Paulo e Oeste paranaense estão tendo que replantar algumas áreas. Aquelas plantadas em meados de setembro receberam pouca ou nenhuma chuva e temperaturas elevadas, o que prejudicou a germinação. Com a esperança de que os volumes de chuva normalizem em outubro produtores de Guaíra plantaram 50% da área. Em alguns locais já está sendo feito o replantio do que não nasceu. A chuva esperada para a semana passada, ficou somente entre 20 e 50 mm. No Paraná a soja deve ocupar uma área de 5,5 milhões de hectares.

Mato Grosso é o estado mais adiantado. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta semana o volume atingiu 16,35% da área estimada, avanço de quase 10 pontos percentuais em relação à safra anterior. O plantio da oleaginosa encarou atrasos no ínicio, mas o Imea não vê problemas atualmente.

Já no vizinho Mato Grosso do Sul os produtores estão receosos com a falta de chuva. Levantamento da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a estimativa para a safra de soja é de 3,163 milhões de hectares cultivados, com produção aproximada de 9,906 milhões de toneladas e produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

?O mês de setembro em Mato Grosso do Sul foi marcado por veranicos e baixa precipitação, de forma que observou-se um tímido movimento de semeadura de soja, à espera de melhores condições climáticas para que haja viabilidade dos grãos semeados?, descreve a Circular Técnica da Famasul.

Com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi apurada redução de 390% no volume de chuvas no comparativo entre setembro de 2018 e de 2019. Até o dia 4 de outubro apenas 0,2% estavam plantados. O Sul do estado é a região que tem o plantio mais avançado, nos municípios de Vicentina e Fátima do Sul.

Fonte:Agrolink
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por