INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
COTAÇÕES
Como se comportaram os preços da soja?
26/04/2024 - 08h04mm
PRODUTIVIDADE
Colheita de soja avança no Rio Grande do Sul
22/04/2024 - 07h04mm
Mais notícias
EXPORTAÇÕES GAÚCHAS
Exportações de soja caem 22,7% em Rio Grande no primeiro semestre
15/07/2019 - 13h07min

Foram embarcadas 4,91 milhões de toneladas do grão de janeiro a junho. Considerando-se ainda farelo e óleo, o recuo foi de 21,3%.

Peste suína africana e disputa comercial entre China e EUA são apontadas por superintendente como razões para a retração
Kiko Sierich / Especial
Nos primeiros seis meses do ano, o volume de soja embarcada via porto de Rio Grande encolheu na comparação com igual período do ano passado. Considerado apenas o grão, foram exportadas 4,91 milhões de toneladas, tombo de 22,7%. No complexo todo, foram 6,08 milhões de toneladas, recuo de 21,3%.

LEIA MAIS
Em cinco safras, custo da soja cresceu 61,5% no RSEm cinco safras, custo da soja cresceu 61,5% no RS
Impacto da safra no PIB do agronegócio do RS é o menor em cinco anosImpacto da safra no PIB do agronegócio do RS é o menor em cinco anos
Peste suína africana deve aumentar preço da carne e reduzir exportação de sojaPeste suína africana deve aumentar preço da carne e reduzir exportação de soja
Para o superintendente Fernando Estima, há pelo menos três razões a serem consideradas para esse resultado. A primeira é a base de comparação. No ano passado, havia muita soja represada da safra de 2017 que acabou sendo negociada. Outro ingrediente importante é a disputa comercial que se mantém entre China e Estados Unidos. O impasse e as perspectivas de quase acordo ? que não veio ainda ? neste ano deixaram compradores em compasso de espera.

E há ainda a peste suína africana, cujos focos se multiplicam na Ásia e, em particular, no território chinês, levando ao abate de milhões de animais e impactando a demanda por soja para ração.

Para o segundo semestre, no entanto, a perspectiva é de mudança no cenário:

? Devemos recuperar o volume embarcado. A expectativa é de fechar o ano com incremento de 4% a 5% na movimentação do porto.

Ele diz que a redução nos embarques não tem relação com a dragagem do canal de passagem, ainda em execução. A obra teve início em outubro do ano passado. Em dezembro, o surgimento da lama na praia do Cassino fez com que os trabalhos fossem temporariamente embargados. Depois de idas e vindas, decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região garantiu a continuidade dos trabalhos, que chegam a 88% do total. A previsão é de que sejam concluídos até o próximo mês.

? Isso atrairá navios com porte um pouco maior, dando garantia de que possam sair mais carregados com segurança ? pontua Estima.
Fonte: GauchaZh
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por IMPAR AGENCIA WEB