INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS AVISOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
SOJA
PERSPECTIVA
19/03/2019 - 08h03mm
POLÍCIA
Agrotóxicos Falsificados
14/03/2019 - 13h03mm
Mais notícias
Manejo de Lagartas na Cultura da Soja
11/01/2019 - 13h01min
O manejo da cultura da soja é um fator que impacta diretamente na rentabilidade que o agricultor vai obter com o cultivo dessa oleaginosa. Nos últimos dias houve um aumento significativo na presença de pragas, por isso hoje vamos falar um pouco sobre o manejo das lagartas, praga na qual pode causar severos danos a cultura.
Com o passar dos anos a preocupação com o complexo de lagartas está mudando. Anos atrás a principal lagarta que afetava as lavouras da nossa região era a Lagarta da Soja (Anticarsia Gemmatalis), porém, essa espécie está deixando de ser preocupante para os agricultores. Atualmente, outras espécies de lagartas estão aumentando sua população, podendo citar como principais: Falsa Medideira, Lagarta do Cartucho, Helicoverpa.
Na safra 2017/2018 a Lagarta Falsa Medideira (Chrysodeixis includens), teve um impacto grande na cultura da soja, devido a grande população e ao período que essa infestação ocorreu. Essa espécie atinge as folhas das plantas, fazendo com que ocorra uma redução da área fotossintética. Quando essas lagartas ocorrem nos estádios iniciais da cultura, a mesma fica mais exposta e suscetível a ação de inseticidas sendo um alvo mais fácil de atingir. Entretanto, a partir do momento que a área foliar aumenta, muitas vezes a aplicação não atinge o alvo, ficando mais difícil o controle.
A Helicoverpa (Helicoverpa spp.) que há anos atrás causou certo caos aos agricultores da nossa região, hoje a população está diminuindo devido ao uso de Diamidas e a um manejo antecipado nos primeiros ínstares. Essa praga tem um grande poder destrutivo se não manejada, podendo atingir folhas, caule/ramos, flores e frutos. A mesma pode ser identificada na maioria das vezes atacando os trifólios no início do desenvolvimento.
Outra espécie que vem ganhando espaço é a Lagarta-do-Cartucho (Spodoptera frugiperda), conhecida por atacar a cultura do milho, nos últimos anos está causando danos também na cultura da soja. Seus danos podem ocorrer nos estádios iniciais de desenvolvimento da cultura, quanto nos estádios mais avançados.
Fica evidente que para qualquer espécie de lagartas o manejo antecipado, ou seja, no início da infestação, combinado com o uso de inseticidas específicos ou de amplo espectro, torna o controle mais satisfatório.
A Cotapel possui um DETEC qualificado para melhor atender você agricultor, e conta com uma gama de produtos para o manejo da sua lavoura.
Dieizon Marcon
Galeria de fotos
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por