INSTITUCIONAL NOTÍCIAS VÍDEOS AVISOS PRODUTOS CONTATO
Última Notícias
RELATÓRIO USDA
Chicago reage com cautela
12/07/2018 - 14h07mm
Mais notícias
TECNOLOGIA
Cientistas criam câmera aérea que fotografa lavouras
15/06/2018 - 14h06min

A câmera tira fotos nas faixas de azul, verde, vermelho e infravermelho

Um grupo de pesquisas mexicano está trabalhando no desenvolvimento de uma câmera multiespectral de baixo custo, capaz fotografar as lavouras através de imagem aérea, dando dimensão da área e da situação da plantação. A ideia tem o objetivo de otimizar a produção agrícola e facilitar o acesso do produtor comum à agricultura de precisão.

A câmera possui uma estrutura leve, de alumínio, e tira fotos nas faixas de azul, verde, vermelho e infravermelho. De acordo com Miguel Angel Alonso Arévalo, do Departamento de Electrónica e Telecomunicações de Ensenada do Centro de Investigação Científica e Ensino Superior (CICESE), o mecanismo é equipado com lentes conectadas a sensores ópticos que convertem luz em imagens, além de um sistema de GPS para posterior localização da área fotografada.

Cada disparo do obturador gera quatro imagens, uma para cada banda, mostrando diferentes características da mesma plantação. Arévalo exemplifica dizendo que a faixa do infravermelho ajuda a determinar a biomassa na vegetação e também serve como um indicador do estado de saúde de uma planta, ou uma área específica da lavoura.

Para completar a utilização do protótipo, os pesquisadores desenvolveram um sistema que opera me nível básico, onde analisa e interpreta as informações coletadas e as transforma em dados compreensíveis. O projeto ainda está em andamento e o próximo passo da equipe é conseguir diminuir o peso da câmera pela metade, permitindo que ela seja usada em um drone.

Segundo o cientista o equipamento também poderia ser utilizado para realizar tarefas de cunho ambientalista, como monitoramento do desmatamento em florestas e uso consciente da terra, por exemplo.
Fonte: Agrolink
A Cotapel
A Cooperativa Agrícola Tapejara Ltda denominada COTAPEL, iniciou suas atividades em 23 de outubro de 1985.
Surgiu a partir da crise vivida pela Coopasso no ano de 1984, quando produtores vinculados à unidade de Tapejara, resolveram construir sua pr...
+ Saiba mais
Mapa do site
- Home

- A Cotapel


- Cotações
- Notícias

- Produtos

- Fale conosco
Contato
Av. 7 de Setembro, 2155 - Bairro São Paulo
CEP 99950-000 Tapejara - RS
Fone: (54) 3344.1588 / 3344.1296
cotapel@netvisual.com.br
Direitos reservados à Cotapel. Desenvolvido por